segunda-feira, 14 de maio de 2018

SALVATERRA DE MAGOS: ANTÓNIO, MAIS TOUREIRO DO QUE NUNCA!

Por: Catarina Bexiga

Grande tarde de António Ribeiro Telles. Plena de madurez, de capacidades, de Maestria! Uma tarde que vale pelo seu conjunto. Pela sabedoria. Pela Torería. Pelo sabor. Com o toiro de Conde de la Maza, distraído e sem entrega, a actuação do cavaleiro da Torrinha esteve repleta de intencionalidade. Montado no “Favorito”, apontou um grande segundo ferro comprido, seguindo-se três curtos com a mesma nota. Tudo o que fez chama-se Toureio! O de Veiga Teixeira, extraordinariamente apresentado, foi um toiro sério, que teve mobilidade e que investiu com raça. António andou poderoso, aguentando as arrancadas, com o toiro a querer emparelhar-lhe com o cavalo, mas sempre senhor da situação. Montado no “Alcochete” o quarto curto foi o melhor de todos. A actuação teve vibração, houve risco (no último ferro entrou demasiado ao toiro e sofreu um toque), houve verdade, houve emoção! Grande tarde de António Ribeiro Telles. Grande tarde (com casa cheia) de Toureio a Cavalo à Portuguesa.

Francisco Palha esteve decidido e valente com um manso de lei com o ferro de Canas Vigoroux. Uma actuação que lhe dá crédito. Depois com o sobrero de Veiga Teixeira andou discreto.

Ao rejoneador Andrés Romero tocou o toiro de Miura (improprio para um Concurso de Ganadarias e sem raça) e um segundo sobrero de António Silva, com os quais assinou duas actuações desprovidas de interesse.

Pelos Amadores de Santarém pegaram António Goes à primeira tentativa, Fernando Montoya à segunda e Ruben Gioveti à primeira, uma das melhores pegas da tarde. Pelos Amadores de Coruche (num grande momento) concretizaram Pedro Coelho à segunda, João Prates à primeira e António Tomás à primeira com uma preciosa ajuda de José Cavaco.

No fim, o toiro de Veiga Teixeira venceu, merecidamente, os dois prémios em disputa: “Apresentação” com o nome de João Ramalho e “Bravura” com o nome de José Costa.

Foto: Pedro Batalha

Arquivo do blog