sexta-feira, 18 de maio de 2018

CAMPO PEQUENO: UMA TEMPORADA TORISTA OU PARA TURISTA?

Por: Catarina Bexiga

Pretender “vender” a temporada do Campo Pequeno como temporada Torista parece-me excessivo, e a prova está na nocturna de ontem na capital.  Um curro de David Ribeiro Telles (da linha Murube!?), díspar de apresentação e sem o trapio que exige uma praça de toiros de primeira categoria. Uma coisa é uma temporada Torista e outra é uma temporada para Turista, que não sabem distinguir um coelho de uma lebre, por isso “comem” tudo…

O Campo Pequeno é uma praça de toiros com um público sui generis. Entre outras actitudes, por exemplo ontem, após a última actuação de Pablo Hermoso de Mendoza, várias pessoas abandonaram os seus lugares, manifesta falta de respeito para com os demais intervenientes. Apenas foram ver o Pablo porque lhes disseram que é o “melhor”, como poderão ir ver Marilyn Manson a 27 de Junho, Forever King of Pop a 22 de Setembro ou Status Quo a 29 do mesmo mês…

Os toiros de David Ribeiro Telles careceram de transmissão. Na minha opinião, o melhor tocou, em primeiro lugar, a António Ribeiro Telles, um toiro que se arrancou de vários terrenos. O segundo e quarto foram reservadotes, o quinto não se mexeu, e os restantes deixaram-se… Faltou o essencial, a raça, o “picante”, a emoção!

António Ribeiro Telles esteve longe do nível a que se viu, recentemente, em Vila Franca de Xira e em Salvaterra de Magos. Intermitente no primeiro do seu lote e vulgar no segundo.

Pablo Hermoso de Mendoza viu-se a gosto no segundo da noite, fiel ao seu conceito, com classe, elegância e ligação; e andou esforçado com o quinto, o pior do curro.

A primeira actuação de João Moura Caetano não levantou voo (embora muito festejada pelo cavaleiro); e na última colocou um pouco mais de "chama" ao seu toureio.

Pelos Amadores de Lisboa pegaram Martim Lopes à primeira tentativa, Duarte Mira também à primeira e João Varanda à segunda. Pelo grupo de Coruche concretizaram Miguel Ribeiro Lopes à primeira, João Prates também à primeira e António Tomás, que dobrou Miguel Raposo, após várias tentativas frustradas.

Outras notas:
- Ficou por fazer um minuto de silêncio em memória do Dr. Ramón Villa, médico cirurgião que faleceu, esta Quinta-feira, e que salvou a vida a vários toureiros;
- Após o terceiro toiro, saltou à arena um anti-taurino;
- O Delegado Técnico Tauromáquico Tiago Tavares dirigiu de acordo com a exigência que deve ter a praça de toiros de Lisboa. Não mostrou o lenço branco à primeira actuação de António Ribeiro Telles, nem à primeira de João Moura Caetano; e impediu que Pablo Hermoso de Mendoza desse duas voltas no seu primeiro toiro. O novo Regulamento não pode cair em “vícios”… O meu aplauso!

Foto: Facebook Campo Pequeno

Arquivo do blog