domingo, 15 de agosto de 2021

ARRUDA DOS VINHOS: TARDE IMPORTANTE DE SALGUEIRO DA COSTA!

Por: Catarina Bexiga
Ninguém sabe quando acontece. Mas hoje em Arruda dos Vinhos aconteceu. O protagonista foi João Salgueiro da Costa. O que vimos foi Toureio a Cavalo sério; Toureio bom; Toureio do nosso! As suas duas actuação conservaram o aficionado preso à arena da “José Marques Simões”. Salgueiro da Costa deu importância aos ferros compridos – o que actualmente é raro ver-se – e depois com os curtos, quer com a “Princesa” no toiro de Canas Vigouroux, quer com o “Alba” no sobrero de José Dias; fez as coisas com intencionalidade, quebrou a monotonia do toureio mecanizado que hoje reina nas nossas arenas, atacou os toiros com rectidão, deu importância a todos os tempos das sortes… e até improvisou. Tarde importante. Deu gosto ver!
Duarte Pinto teve uma passagem apagada. No seu primeiro toiro, o segundo comprido e o primeiro curto, montado no “Vigo”, foram bons de verdade, mas depois não conseguiu manter o nível.
O rejoneador Andrés Romero praticou um toureio animoso no seu primeiro, terminando com um sesgo meritório; mas encerrou com um toureio demasiado enganoso e com muitas passagens em falso no seu segundo.
Excepção ao segundo da tarde, que acabou em tábuas, dos toiros de Canas Vigouroux não se podem queixar os cavaleiros. De comportamento sobressaiu o terceiro e de apresentação o quarto da ordem. O curro foi remendado com um exemplar de José Dias que também cumpriu.
Pelos Amadores de Azambuja pegaram Ruben Branco (vencedor do prémio em disputa) e João Gonçalves, ambos à primeira tentativa. Pelos Forcados do Clube Taurino Alenquerense concretizaram Jaime Mendes à terceira e Diogo Trindade à segunda. Pelos Amadores de Arruda dos Vinhos foram solistas Hélder Silva e Rodolfo Costa, ambos ao primeiro intento.
A temporada ainda agora começou, mas da tarde importante de João Salgueiro da Costa hoje em Arruda dos Vinhos não vou esquecer!
Foto: Pedro Ruas

 

Arquivo do blog