sábado, 14 de agosto de 2021

ARRUDA DOS VINHOS: OBRIGADA STO ANTÓNIO!

Por: Catarina Bexiga
13 de Junho. Acredito na inspiração de Sto António para o resultado do espectáculo desta tarde em Arruda dos Vinhos. Viu-se Tourear a Cavalo! E viu-se, por parte de todos os toureiros, disposição e argumentos para dar resposta ao curro de Vale Sorraia que saiu à arena da “José Marques Simões”. O primeiro e o sexto foram diferentes, mas foram os mais complicados; o terceiro e quarto manifestaram querenças mais evidentes, mas deixaram-se; e os restantes colaboraram.
Como escrevi anteriormente: Hoje viu-se Tourear a Cavalo! E quando assim acontece… tudo tem outro sabor! Rui Salvaldor agigantou-se perante as dificuldades do primeiro da tarde. Mérito é a palavra que melhor define a sua actuação. Ana Batista apostou na frontalidade do seu toureio, com destaque para o terceiro e quarto curtos. Parreirita Cigano surpreendeu com uma convincente actuação. A serie de curto manteve-nos pendentes do que se estava a passar na arena. A praticante Mara Pimenta entendeu o seu adversário, contrariando a querença, apostando na intencionalidade… e também teve uma passagem muito positiva. Joaquim Brito Paes assinou uma actuação que veio a mais, com destaque para os dois últimos ferros curtos. E por fim, António Telles filho viu-se sobrado na forma como entendeu e toureou o último da tarde. Uma prestação que teve mais mérito do que pode parecer.
Em disputa estava o prémio para a melhor pega. Pelo grupo de Azambuja pegaram Fábio Tomás e Fábio Nunes (que dobrou Diogo Nunes), ambas as pegas concretizadas à quarta tentativa. Pelo grupo de Alenquer foram caras Diogo Francisco à primeira e Pedro Lourenço também à primeira. E pelo grupo de Arruda dos Vinhos foram solistas Pedro Belbute e Hélder Silva, ambos à primeira tentativa. O troféu com o nome da Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos foi entregue ex-equo a Pedro Lourenço (Alenquer) e Hélder Silva (Arruda dos Vinhos), autores das duas melhores pegas.
Uma vez mais, Obrigada Sto António!

Foto: Pedro Batalha

Arquivo do blog