sábado, 20 de maio de 2017

LISBOA: ESTANDO, SEM ESTAR...

Lisboa, 18 de Maio 2017
Por: Catarina Bexiga

Estando, sem estar… A definição que encontro para a presença do matador de toiros António Ferrera, que substituiu o anunciado Pablo Hermoso de Mendoza, vítima de acidente, uns dias antes, na sua finca em Navarra, e que o impossibilitou de abrir a Campanha Europeia na praça de toiros do Campo Pequeno. António Ferrera apontou com o “saludo capotero” com que recebeu os seus dois toiros. Mas só! Quem conhece Ferrera, conhece a sua disposição, os recursos que tem com os toiros mais exigentes, e sabe do “gancho” que o estremenho tem junto do grande público. Mas nem isso! Com as bandarilhas, longe do que é… Depois o seu primeiro toiro de Manuel Veiga investiu com raça e som, e sobretudo pelo pitón esquerdo investia largo e repetia com “prontitud”. Ferrera demorou tempo a entendê-lo… O seu segundo investiu com mais temperamento, com o decorrer da faena melhorou pela esquerda, e Ferrera andou mais centrado, mas sem deslumbrar, sem estar ao seu verdadeiro nível. Há noites assim!

Os toiros de António Charrua (com peso, mas sem trapio para a 1.ª praça de toiros da capital) são aquilo que os cavaleiros gostam, mas que eu, como aficionada, não gosto! Porque a Festa vive de emoção… é a sua essência! Moveram-se, colaboraram, mas sem “gota” de raça, autenticas tourinhas atrás dos cavalos. As duas actuações de João Moura Jr. foram muito a “su” estilo. Aproveitando as investidas dos Charruas, com ladeios e recortes por dentro para gáudio de quem gosta do conceito. Depois institucionalizou os cites de largo e cobrou os ferros. Algo repetitivo. Miguel Moura teve uma primeira actuação desprovida de interesse; e uma segunda com mais conteúdo, mas sem surpreender.  
Pelos Amadores de Lisboa, pegaram Pedro Maria Gomes à primeira e João Varanda à segundo, a receber o toiro sozinho no centro da arena. Pelos Amadores de Évora concretizaram António Alfacinha e João Pedro Oliveira, ambos à primeira.  

Uma noite que nada acrescentou à história dos 125 da praça de toiros do Campo Pequeno…

Arquivo do blog