domingo, 28 de maio de 2017

CORUCHE: VALE SORRAIA EM NOME DA EMOÇÃO…

Coruche, 27 de Maio 2017
Por: Catarina Bexiga

A tarde demorou a “romper”… O Concurso de Ganadarias que a abriu a temporada em Coruche (e o debute da empresa De Caras e Tauromaquia) ficou condicionado pelo comportamento da maioria dos exemplares enviados pelos ganaderos que disputaram o prémio. O de São Torcato teve pouca entrega, o de Canas Vigouroux com querança nas tábuas, doeu-se ao castigo; o de Pinto Barreiros, distraído e desinteressado; o de Cunhar Patrício manso, com querença nas tábuas; o de Vale Sorraia teve mobilidade e temperamento; e o de Branco Núncio, reservado.

Da terna de cavaleiro ficou beneficiado Luís Rouxinol, com o toiro de Vale Sorraia, o único que investiu, com temperamento, sem humilhar, mas que transmitiu a emoção que faltou aos restantes. Depois de uma gaiola improvisada, que facilmente chegou às bancadas, montado no “Douro” o de Pegões deu continuidade a uma actuação vibrante, que manteve o público sempre do seu lado. Com o segundo da tarde (Canas Vigouroux) deixou os ferros sem deslumbrar.

Com o toiro de São Torcato, António Ribeiro Telles assinou os ferros da tarde. Montado no “Favorito”, acoplou-se melhor às investidas na parte final da actuação, cravando três grandes curtos. Com o exemplar de Cunhal Patrício, pareceu-me equivocado nos terrenos. O toiro precisava de ser ajudado (e citado) a favor da querença, o que apenas aconteceu no terceiro curto. O melhor da serie.
A presença de João Salgueiro da Costa tem pouco para contar. Frente ao de Pinto Barreiros cumpriu, montado no “Gallo”; porém com o toiro de Branco Núncio andou disperso na arena.

Disputaram o prémio os Amadores de Coruche e os Amadores de Alcochete. Pelo grupo da terra pegaram Paulo Oliveira à primeira, Rui Godinho (Peitaça) à terceira com uma primeira-ajuda fundamental, e Pedro Viegas à primeira. Pelos Amadores de Alcochete concretizaram Diogo Timóteo, com uma grande pega à primeira, António José Cardoso à segunda, e Gonçalo Catalão à primeira, outra grande pega, com uma importante ajuda do grupo.

No fim os premiados foram: Melhor Toiro – Vale Sorraia . Apresentação – Canas Vigouroux. Melhor Lide – Luís Rouxinol. Melhor Grupo: Amadores de Alcochete.

Arquivo do blog