domingo, 9 de setembro de 2018

VILA VIÇOSA: À PORTUGUESA COM FUTURO!


Por: Catarina Bexiga

 O verdadeiro Toureio a Cavalo à Portuguesa teve seis interpretes em Vila Viçosa. Cada um com a sua personalidade. Cada um com a sua sabedoria. Cada um com a sua experiência. Sobraram motivos para valorizar e enaltecer o que aconteceu no simpático tauródromo alentejano. E nos tempos que correm – com tantos triunfos “travestidos” – quando o Toureio é verdadeiramente importantes; a mim pessoalmente, dá-me um gosto suplementar vivê-los e cantá-los!

Os mais veteranos do cartel – António Telles e Luís Rouxinol – começaram por dar o mote. Com o “Favorito”, o da Torrinha cravou três bons curtos; e com o “Douro”, o de Pegões logrou uma convincente actuação. Que me desculpem, mas hoje o meu elogio maior vai para os jovens que se seguiram. Foram eles que mais me entusiasmaram. Foram eles que me apresentaram motivos para hoje afirmar, com maiúsculas, que o TOUREIO A CAVALO À PORTUGUESA TEM FUTURO!

Manuel Telles Bastos surpreendeu! Os ferros que cravou – vibrante no cite, provocador nas abordagens e cingido nas reuniões – deixaram-me com vontade de acompanhar a evolução da sua nova montada.  

João Salgueiro da Costa reiterou o último triunfo que lhe vi. Se de saída, com a “Princesa”, apostou em marcar a diferença; para os curtos apareceu com um cavalo castanho que lhe permitiu praticar um toureio repleto de interesse. Quer na forma como preparou as sortes, quer na forma como consumou os ferros. Mais uma grande actuação! Daquelas que apetece sempre dizer “mais um ferro!”

Luís Rouxinol Jr. também aproveitou para somar créditos. A sua disposição e determinação são sobejamente conhecidas. Mostrou-se intencional nas atitudes, imprimiu dinamismo ao seu toureio (às vezes um pouco excessivo, na ânsia de querer triunfar), mas montado no “Amoroso” logrou passagens meritórias.

António Telles filho é um amador, que em Vila Viçosa fez coisas de gente grande. A sua figura a cavalo não esconde a sua origem. Depois transmitiu confiança no que estava a fazer, e montado no “Embuçado” cravou três bons ferros curtos!

Os seis cavaleiros estiveram por cima do curro de David Ribeiro Telles. Mais parados os primeiros, “brutote” o de Rouxinol Jr., os restantes deixaram-se.

As pegas foram concretizadas pelos Amadores de São Manços, Amadores de Monforte e Amadores do Redondo, com destaque para a quarta pega da tarde, a cargo do grupo mais antigo

Tardes como a de Vila Viçosa devolvem o esplendor ao Toureio a Cavalo à Portuguesa!

Foto: Catarina Bexiga

Arquivo do blog