segunda-feira, 10 de setembro de 2018

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO: A VETERANIA AINDA É UM POSTO!


Por: Catarina Bexiga

Há quem não goste de tourear em primeiro lugar. Dizem que o público ainda está “frio”. Depende! Depende da disposição com que apareçam. Depende do toureio que pratiquem. Depende dos argumentos que apresentem. Que o diga Luís Rouxinol! Chegou ao Sobral de Monte Agraço e logo no primeiro toiro colocou todos de acordo. Saber conservar-se mais de 30 anos no top do escalafón tem mérito. O toiro de Canas Vigouroux foi reservado, mas montado no “Douro”, Rouxinol soube entendê-lo na perfeição e aproveitá-lo, logrando quatro curtos de nota alta.

Quem também teve uma actuação muito meritória foi Vitor Ribeiro. O seu toiro fechou-se em tábuas, mas Ribeiro dispôs-se (com a ajuda do “Zeus” e depois do “Herodes”) a superar as adversidades. O mérito foi acrescido, porque prescindiu dos bandarilheiros. A forma como lidou foi a sua grande virtude.

Manuel Telles Bastos (depois de surpreender ontem em Vila Viçosa) voltou a chamar a si o protagonismo. Com um toureio “mais vivo” que o habitual, montado no “Grave”, com os compridos veio a mais; e com o “Diestro”, aconteceu o mesmo.

Quanto aos três restantes interpretes, Ana Batista não esteve ao seu melhor nível; Luís Rouxinol Jr. mostrou mais disposição do que resultados; e David Gomes apenas convenceu nos dois últimos ferros.

O curro de Canas Vigouroux saiu sob o manso: reservado o primeiro, em tábuas o segundo e quarto; também com a mesma querença, mas menos evidente, o quinto; o terceiro e sexto deixaram-se.

Pelos Amadores de Coruche pegaram Tiago Gonçalves à primeira tentativa; João Prates também à primeira e Roberto Garça à terceira. Pelo Aposento da Chamusca concretizaram João Rui Salgueiro à segunda, João Saraiva também à segunda e Francisco Montoya à primeira, na melhor pega, a encerrar com chave de oiro a tarde.

 Foto: Pedro Batalha

Arquivo do blog