terça-feira, 30 de janeiro de 2018

PENSAMENTO DO DIA: A REALIDADE IMPÔS-SE!

Por: Catarina Bexiga

Não há dúvida que a paixão pela Festa de Toiros está no sangue do povo português. Trata-se de uma paixão resistente, que tem “sobrevivido” a todos os desencontros/mudanças/dissabores, etc…

O novo século trouxe-nos a “moda" das praças de toiros desmontáveis. Se por um lado, foi uma forma da Festa de Toiros chegar a todo o lado, expandindo-se, promovendo-se; por outro, correram-se vários riscos… Não havia localidade que não organizasse um espetáculo. Só para terem uma ideia, na temporada de 2000 realizaram-se 337 espectáculos; em 2001 o número atingiu o record de 339; e em 2002 realizaram-se 331 espectáculos. Estamos a falar de sensivelmente mais 150 espectáculos que na actualidade. Completamente, contranatura!

Contudo, o tempo (com a ajuda da crise) colocou tudo no seu sítio. A realidade impôs-se! Os números estão a aproximar-se, lentamente, do normal; e segundo a IGAC divulgou, recentemente, em 2017 houve um aumento de público de 4,39%.

Hoje o aficionado vai à procura de um espectáculo que o emocione e que o surpreenda. Não, de um “filme” repetido. Mais do que nunca, é preciso que na arena se passe algo verdadeiramente grande. Que dê vontade de voltar!

Arquivo do blog