quarta-feira, 4 de outubro de 2017

1.ª DE VILA FRANCA: ESTE É O CAMINHO PARA O FIM…

Vila Franca de Xira, 3 de Outubro 2017
Por: Catarina Bexiga

Este é o caminho para o fim… a desilusão, o descrédito, o desprezo. Se não mudarem de estratégia … Este é o caminho para o fim! A Festa de Toiros jamais sobrevive se não a cuidarem na arena. A principal forma de a defender. Pelo contrário, deixa de ter interesse; deixa de ter público; deixa de ser sustentável!

A corrida de Santa Maria escolhida para a nocturna de Terça-feira na Palha Blanco resumiu-se a três toiros do ferro anunciado e outros três de Passanha. Um curro pessimamente apresentado, que motivou muitos assobios, muitos protestos, enorme desagrado! Quando para um empresário, o toiro perde protagonismo; o empresário também perde importância. Para mais, Paulo Pessoa de Carvalho tem a obrigação de conhecer o exigente público de Vila Franca. Não o perdoaram! Com todo o respeito que merecem as respectivas localidades, ser empresário da Palha Blanco é diferente de montar “touradas” em Vinhais, Morais e outras terras mais…

O clima na Palha Blanco chegou mesmo a aquecer, o que “regulou” o rumo dos acontecimentos… António Ribeiro Telles (colhido no seu primeiro, sem consequências de maior) teve uma passagem discreta pela Palha Blanco. Manuel Telles Bastos assinou duas actuações de paupérrimo conteúdo. E João Telles Jr. abreviou com o terceiro da ordem (um toiro malissimamente apresentado, com o qual o público se revoltou) e andou animoso no último.

Em noite de homenagem a José Carlos de Matos (cabo do grupo de 1973 a 1982) pegaram pelos Amadores de Vila Franca de Xira: Ricardo Castelo à segunda tentativa, Márcio Francisco à primeira, Tiago Oliveira (Salsa) à primeira em noite de despedida, Francisco Faria à primeira com uma superior primeira-ajuda, Vasco Pereira à primeira e Rui Godinho também à primeira.

Uma noite para reflectir! 

Arquivo do blog