segunda-feira, 12 de junho de 2017

SANTARÉM: VENTURA E JULI, ENTREGA SEM LIMITES!

Santarém, 10 de Junho 2017
Por: Catarina Bexiga

Cartel histórico em Santarém: Ventura, Morante e Juli. Três figuras para esgotar a “Celestino Graça”. Um esforço da empresa, que merecia maior recompensa (cerca de ½ casa). Quem esteve presente, não ficou indiferente à entrega – sem limites – de Ventura e Juli.

Diego Ventura mostrou estar num momento cumbre da sua carreira. Pela quadra que tem. Pelos recursos. Pela maturidade. E pela ambição. Acho despropositadas as comparações, que a espaços surgem, entre os intérpretes portugueses e os espanhóis, são coisas distintas, cada uma tem o seu sitio… E Ventura, o dele! Com o primeiro de Guiomar Cortes Moura (atrás dos cavalos com galope cadenciado, típico do encaste, mas reservado no momento do ferro), Ventura esteve intuitivo, improvisou, sublime com o “Nazari” a ladear, com o toiro cingido ao cavalo… criou obra e entusiasmou as bancadas. Tudo feito com harmonia. Sentido de lide. Sentido de espectáculo. O seu segundo foi menos colaborador, mas Ventura superou todas as contrariedades. Entendeu o toiro, citou a favor da querença, e com o “Sueño” aproveitou todas as investidas que o Guiomar Cortes Moura levava dentro. Terminou com um par de bandarilhas, nos médios, sem cabeçada, com o “Dolar”. Actuação meritória.

Pelos Amadores de Santarém pegaram Francisco Graciosa à terceira tentativa e Luís Seabra à primeira, com nota superior.
El Juli é um toureiro cuajado pelo tempo e pela experiência. Toureiro de Toureiros. A faena ao primeiro (Nuñez del Cuvillo) foi construída com inteligência,  acreditando, ensinando o toiro a seguir o engano. Pelo melhor pitón - o direito – afloraram muletazos poderosos, de mão baixa… com o toureiro entregue e o público rendido. O segundo (Garcigrande) foi manso, passou o tempo a fugir, mas El Juli não desistiu de lhe fazer faena . Sacou os muletazos que o toiro tinha e os que não tinham também… Um toureiro “fora de serie”.

Morante de la Puebla passou pela “Celestino Graça” com mais pena que glória. Com dois toiros a contra-estilo, o de Puebla del Rio nunca se sentiu a gosto… e abreviou!

Arquivo do blog