segunda-feira, 13 de setembro de 2021

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO: SOB O SIGNO DA ENTREGA!

Por: Catarina Bexiga

100 anos de história merecem uma comemoração especial. E assim está a acontecer com o centenário da praça de toiros de Sobral de Monte Agraço.
Para o Aficionado, o cartel deste Domingo era apetecível. Do meu ponto de vista, até exigia mais público nas bancadas. E um ambiente mais contagiante... mas quem foi não se arrependeu!
Francisco Palha e Luís Rouxinol Jr. (em substituição de Manuel Telles Bastos colhido em Tomar) dividiram o protagonismo da tarde. São dois toureiros jovens. Dois toureiros com interesse. Dois toureiros que se "picam" no bom sentido.
Do meu ponto de vista, a actuação mais consistente da tarde esteve a cargo de Rouxinol Jr. no primeiro do seu lote. Lidou (na verdadeira acepção da palavra) o de Pontes Dias: preparou as sortes com intencionalidade; procurou andar ligado; escolheu os melhores terrenos e as melhores distâncias... e montado no "Girassol" imprimiu disposição, "raça" e vontade de querer ser gente importante na profissão. Diante do seu segundo, começou de forma menos convincente, mas montado no "Jamaica", a actuação foi rompendo pouco a pouco...
Francisco Palha continua a não deixar ninguém indiferente. De saída, chegou ao público com o "Jaquetón" no seu segundo; todavia, para os curtos, nos dois toiros, recorreu ao "Lotos da Hermida", que é um cavalo menos rodado e com resultados mais intermitentes. No fim, voltou a ter que ser o "Roncalito" a dar a cara, entrar pelo toiro, e a manter o estatuto do cavaleiro.
Ambos devem estar agradecidos aos toiros de Pontes Dias. Na generalidade, foram voluntariosos, colaboradores, sendo o quarto da tarde premiado com a chamada da representante da ganadaria.
Pelos Amadores de Lisboa pegaram Miguel Santos à terceira tentativa, António Galamba também à terceira, Daniel Batalha dobrou Nuno Santos, e Tiago Silva fechou-se à segunda tentativa.
O matador de toiros Manuel Dias Gomes esteve, claramente, por cima do seu lote. Viu-se assente e esforçado com o seu primeiro, e como este acusou pouca força, construiu-lhe uma faena cuidada e medida. Com o último, aproveitou-lhe as investidas pelo melhor pitón, e com la zurda fez soar os "olés".
Dos homens de seda e prata, merece especial reconhecimento João Ferreira no que encerrou a tarde. Um primeiro grande par e um segundo extraordinário, mostrando-se no cite, deixando o toiro investir e asomándose al balcón de verdade!
Domingo (19 de Setembro) volta a haver toiros em Sobral de Monte Agraço!
Foto: Pedro Batalha

Arquivo do blog