segunda-feira, 30 de julho de 2018

NAZARÉ: À PORTUGUESA… E COM SABOR A TRIUNFO!


Por: Catarina Bexiga

Para ilustrar o meu apontamento da primeira Corrida de Toiros da temporada na Nazaré, podia ter escolhido uma foto de qualquer dos cavaleiros que actuou na simpática Praça de Toiros do Sítio. Todos têm fotos excelentes! Porque da parte de todos houve disposição e por parte de todos houve interesse. Afinal, toureou-se À PORTUGUESA…. E COM SABOR A TRIUNFO! Mas escolhi esta foto de João Salgueiro da Costa, porque o zambobazo que deu vale a nomeação. Lidou o sexto da função. De saída, a “Princesa” apontou dois grandes compridos, ligeiramente traseiros, mas que em nada desacreditam o rigor com que desenhou as sortes. Já tinha visto esta égua em Sobral de Monte Agraço, e deixou-me sabor de boca… Ontem deixou-me um enorme sorriso no rosto… Salgueiro da Costa continuou e com ela também apontou os dois primeiros curtos, mais dois grandes ferros. Não se pode entrar mais recto, não se pode provocar mais a investida. Eis a pureza do corredor da verdade! Mas o cavaleiro decidiu ir mudar de montada. Até fiquei com pena! Regressou à arena no “Gallo II”… e atenção! Manteve a determinação, manteve o conceito e logrou mais três excelentes curtos. Esta foi uma grande actuação de Salgueiro da Costa, que se notou mais maduro; uma actuação completa, do primeiro ao último minuto. Que assim continue, para engrandecer o Toureio a Cavalo à Portuguesa.

Mas como disse anteriormente, a noite teve muito conteúdo... Cláudia Almeida tomou a Alternativa e superou com distinção o exame. Não acusou a responsabilidade, andando comunicativa e desenvolta. Uma noite bonita a sua! Rui Salvador recarregou as baterias na Nazaré. Com o querer que o caractetiza, logrou três grandes curtos montado no “Vice-Rei”. Sónia Matias manteve a cumplicidade que tem com os nazarenos, e embora disponível, os seus resultados foram mais modestos. Ana Batista confirmou o momento que atravessa. Tocou-lhe o pior toiro do curro de Fernando dos Santos (bem apresentado, com dois grandes toiros), mas a cavaleira de Salvaterra de Magos, montada no “Chinelito”, impôs-se superiormente aos problemas e andou segura e toureira. Com um excelente toiro de FS, Marcos Tenório não abdicou da exuberância do seu toureio, mas é justo referir, que com o “Capa Negra”, conseguiu dois grandes curtos.

Pelos Amadores da Moita pegaram Filipe Ferreira à segunda tentativa e Miguel Ângelo à primeira. Pelo Aposento da Chamusca concretizaram Francisco Montoya e Francisco Andrade, ambos à primeira. Pelos Amadores de Coimbra, Rodrigo Desideiro fechou-se à quarta e Pedro Marques à primeira.

Grande noite de Toureio a Cavalo. Das que me entusiasmam! E das que o nosso Toureio a Cavalo precisa…

Foto: Pedro Batalha


Arquivo do blog