domingo, 6 de agosto de 2017

SÓNIA MATIAS NA NAZARÉ: QUERER É PODER!

Nazaré, 5 de Agosto 2017
Por: Catarina Bexiga

Se querer é poder, querer é vencer. Esta é a melhor frase que encontro para definir a “encerrona” de Sónia Matias que, no passado Sábado, teve lugar na Nazaré. Com 17 anos de Alternativa, Sónia desafiou-se a si própria, assumindo um compromisso exigente, que superou com distinção.

A disposição da cavaleira foi o segredo de uma noite que ficará na sua memória. Sónia mostrou-se sempre “fresca”, como se tourear seis toiros fosse a mesma coisa de tourear dois. Com uma alegria contagiante, fiel ao seu estilo e ao seu publico, o que sempre a caracterizou; mas também disposta a surpreender (e nem foi preciso ter uma quadra ampla), quando foi à “porta gaiola” receber o quarto da ordem ou quando abdicou da ajuda dos bandarilheiros para receber o quinto… O seu toureio foi sincero, na forma como resolveu com naturalidade (e muita garra) todas as questões, todos os problemas. Os melhores momentos conseguiu-os a abrir e a encerrar a noite, montada no “Sultão”, um castanho que tem estado ao seu lado nas últimas temporadas e que, ontem, voltou a partilhar consigo o triunfo. Sónia convidou Soraia Costa (cavaleira sobresaliente) para cravar dois curtos no quinto, e a duo ambas resolveram com eficiência a tarefa.

Os toiros da Herdade de Camarate ajudaram ao resultado final. Destacaram-se os lidados em primeiro e sexto lugar (este com chamada do maioral), com mobilidade e com transmissão; saiu mais reservado o segundo, complicado o quatro, e os restantes deixaram-se.

Da história da noite fizeram parte três grupos de forcados. Pelos Amadores do Ribatejo pegaram Pedro Espinheira à segunda e Duarte Pinheiro à primeira. Pelos Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo concretizou sozinho Luís Garrido à primeira (só depois de fechado na cara, o grupo saltou para a arena) e Rodrigo Carrilho à primeira. Pelos Amadores de Tomar pegaram Francisco Coelho à segunda e Luís Campino à primeira.

Ontem Sónia Matias deixou uma mensagem importante: QUERER É PODER!

Arquivo do blog