sábado, 19 de agosto de 2017

ARRUDA DOS VINHOS: GANADARIA DA TERRA ARREBATA OS DOIS PRÉMIOS EM DISPUTA

Arruda dos Vinhos, 17 de Agosto 2017
Por: Catarina Bexiga

Passados oito anos, Arruda dos Vinhos voltou a receber uma Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, motivo que atraio muito público à quase centenária “José Marques Simões”. A par do interesse da noite, o XX Concurso de Ganadarias, com mais mansidão do que bravura. Quis o destino (e o júri) que os dois prémios em disputa recaíssem no exemplar do Eng.º Jorge de Carvalho.
Do cartel, sobressaiu o mais novo de Alternativa, com o toiro vencedor, o único que teve a virtude de colaborar com o “seu” cavaleiros. Luís Rouxinol Jr. foi autor da actuação mais completa da noite; dando importância aos compridos , e depois, montado no “Amoroso”, mostrando-se comunicativo no estilo e variado no conceito.

Com o novilho de Nuno Casquinha, que não entrou em concurso por substituir o de Varela Vrujo, e que esperava muito, Ana Batista assinou uma actuação que veio a mais nos curtos, com um grande terceiro curto, montada no “Conquistador”; Manuel Telles Bastos – com o toiro do Eng. Luís Rocha, com mobilidade e transmissão, mas que na recta final encostou-se a tábuas – teve passagens meritórias; Duarte Pinto andou eficaz, com o manso de Lampreia; Francisco Palha  - com o toiro de Santiago, reticente à garupa, mas pronto  com o cavalo pela frente –  cravou dois grandes curtos com o “Roncalito”; e Miguel Moura andou desembaraçado com um manso de Manuel Veiga.

Pelos Amadores de Vila Franca de Xira pegaram Guilherme Dotti à primeira, Gonaçalo Filipe à segunda e Pedro Silva também à segunda. Pelos Amadores de Arruda dos Vinhos concretizaram João Costa à primeira, Tiago Silva à segunda e Pedro Sabino à primeira, na pega da noite.

No fim os prémios em disputa recaíram em Luís Rouxinol Jr. (melhor actuação); Amadores de Vila Franca de Xira (melhor grupo), Pedro Sabino, dos Amadores de Arruda dos Vinhos (melhor pega), enquanto os troféus do Concurso de Ganadarias, Apresentação e Melhor Toiro premiaram o exemplar do Eng. Jorge de Carvalho. 

Arquivo do blog