sexta-feira, 6 de setembro de 2019

CAMPO PEQUENO: “EL ESPECTÁCULO SIN EMOCIÓN, NO SIRVE!”

Por: Catarina Bexiga

A frase é sobejamente conhecida: "El espectáculo sin emoción, no sirve!” (Victorino Martín) Porque a emoção é o motor da Festa. Porque a emoção é o que nos entusiasma. Porque a emoção é o que nos faz regressar. A corrida de Passanha, para a apresentação de Guillermo Hermoso de Mendoza, ontem, na Monumental do Campo Pequeno, ficou aquém do desejado…

Ultimamente, sempre que se deixou anunciar para Portugal, o rejoneador de Navarra escolheu as ganadarias a “su estilo”. Chegar a Figura é poder. Chegar a Figura é mandar. Sempre assim foi! Mais do que nunca, a Tauromaquia de Pablo é baseada no cavalo e na estética; e essa Tauromaquia é mais facilmente praticada com o toiro descastado, que não empurra, que não incomoda, etc… Mas que quando não colabora, torna o espectáculo aborrecido! Por isso, dou mérito aos nossos cavaleiros, que toureiam tudo!

A noite de ontem teve pouca história…. E os Passanhas goraram o desejo dos artistas. Por cortesia de António Ribeiro Telles, foi Pablo que confirmou a Alternativa ao seu filho Guilhermo. O cavaleiro da Torrinha teve o lote menos apetecível. Com o seu primeiro – distraído, tróton e que raspou – a actuação de António veio de mais a menos; e com o seu segundo – sem entrega – teve que ser o cavaleiro a fazer tudo, com destaque para o último curto. Pablo Hermoso de Mendoza não teve muita possibilidade de entusiasmar os seus seguidores. Mas foi mais Pablo com o primeiro (sonson) do que com segundo (parado). Guillermo esteve asseado no seu primeiro; e entusiasmou mais com o segundo, graças ao craque da casa – o “Disparate” – com um toureio mais ligado, com maior vibração.

Ambos os grupos têm o seu futuro assegurado…Pelos Amadores de Alcochete pegaram António José Cardoso à primeira, Diogo Timóteo à segunda e Manuel Pinto (com muito querer) também à segunda. Pelo Aposento da Moita concretizaram Leonardo Mathias (a pega da noite) à primeira, João Gomes à segunda e Martim Cosme à primeira.

Uma Festa sem emoção será sempre uma Festa que não serve!

Foto: João Silva

Arquivo do blog