domingo, 5 de julho de 2020

HOJE É DOMINGO DE COLETE ENCARNADO…

Por: Catarina Bexiga

Hoje é DOMINGO DE COLETE ENCARNADO. Não há movimento. Não cheira a sardinha assada. Não se ouvem os foguetes a anunciar o toiro nas ruas. Há até um certo vazio. Mas há muitas montras e varandas enfeitadas. Há uma coroa de flores no Monumento ao Campino e há – O MAIS IMPORTANTE – muitas memórias, muitas histórias vividas e uma terra orgulhosa da sua identidade cultural!

E uma terra orgulhosa da sua identidade cultural é uma terra com futuro. Que sabe o que tem. Que sabe o que vale. Que sabe o que quer. É uma terra com GENTE e não com gente. Porque escrito com maiúsculas significa todo o peso da herança deixada pelos seus antepassados e toda a responsabilidade na sua salvaguarda e preservação.

Hoje é Domingo de Colete Encarnado. Para trás ficou uma noite atípica. Sem que déssemos conta daquele cenário descrito por João Nobre e cantado por Amália Rodrigues (no ano das comemorações do seu nascimento merece ser lembrada como grande aficionada): “Vão um dia a Vila Franca, é meu conselho, vejam da ponte um por-de-sol tão vermelho ao longe no horizonte…”

Hoje é Domingo de Colete Encarnado. Não se vêm Campinos nas ruas, esses homens que nos enchem de orgulho enquanto ribatejanos e portugueses. Mas eles estão no nosso coração. Como diz o fado “Gente feliz, Gente sã. Não sabem como os invejam ao vê-los pela manhã. Quem vem assim confiado junto do gado é que está crente, que esses bravos animais são mais leais que muita gente…”

Hoje é Domingo de Colete Encarnado. É um dia que também pode ser vivido de recordações… Cada um terá as suas (os Vilafranquenses sabem do que falo…). Porque em cada recanto de Vila Franca há “passado, presente e também futuro”. Em cada Tertúlia há memórias e histórias que se repetem todos os anos e que são contadas a quem nos visita. Porque Vila Franca jamais esconderá a sua afición!

Hoje é Domingo de Colete Encarnado. O sol brilha e o calor aperta. A Palha Blanco estaria mais bonita que nunca. Como só ela sabe estar. Com aquele colorido. Com aquele ambiente. Com aqueles aplausos que sabem a eternidade… O cartel merecia casa cheia! Mas este ano é diferente. Porventura, o destino colocou-nos à prova e transformou-nos em mais fortes, mais unidos, ainda mais orgulhosos!

Domingo de Colete Encarnado de 2021 espera por nós!

COLETE ENCARNADO: Candidato 7 Maravilhas da Cultura Popular. Vote 760 207 828

Arquivo do blog