Por: Catarina Bexiga
Há gestos que marcam a diferença. E o brinde de João Telles Jr. ao cavaleiro Emidio Pinto, no dia em que comemorava, precisamente, 50 anos de Alternativa, não só marcou a diferença, como lembrou a importância de um toureiro! Porque Emídio Pinto foi um nome grande do nosso Toureio a Cavalo, uma referência para os que lhe seguiram; pela forma como praticou o toureio e como o conseguiu enaltecer e transmitir. Parabéns, pela bonita efeméride!
O Concurso de Ganadarias que marcou o arranque da temporada em Salvaterra de Magos teve pouca história. O toiro de Manuel Veiga foi voluntarioso e venceu, justamente, o prémio para o melhor toiro; o de Vale Sorraia revelou querença junto ao Sector 2, mas depois no momento do ferro foi fácil; o de Conde de Murça teve pouca entrega; ao de Ribeiro Telles (prémio apresentação) faltou transmissão; o de Foro do Almeida descaiu várias vezes para tábuas e no momento do ferro não foi fácil; e o de Prudêncio manifestou mansidão, com investidas estranhas e sem força.
Do trio de cavaleiros, destacou-se Francisco Palha, sobretudo, no primeiro do seu lote. Andou poderoso e intencional com o toiro de Conde de Murça, procurando agir de acordo com o comportamento do adversário. Com o “Estrondo” tentou valorizar os ferros compridos e depois com o “Paquito” terminou com dois curtos de nota. Com o toiro de Prudêncio teve poucas opções, mas foi com o “Roncalito” que deixou melhor sabor de boca.
Marcos Tenório – com os exemplares de Manuel Veiga e Ribeiro Telles – em ambos, praticou um toureio desprovido de critérios; e João Telles Jr. com o toiro de Vale Sorraia, montado no “Marfim” veio a mais, mas com o de Foro do Almeida não se sentiu a gosto.
Pelos Amadores de Coruche pegaram João Prates à primeira tentativa, Afonso Freitas também à primeira e Frederico Pinto, à primeira, numa pega que deixou dúvidas. Pelos Amadores de Alcochete concretizaram Victor Marques à segunda, Afonso Capricho à primeira e João Dinis à primeira.
Esta tarde de toiros em Salvaterra de Magos foi de homenagem ao Agricultor local José da Costa, que ao intervalo foi distinguido pelo Secretário de Estado da Agricultura, João Moura.
FOTO: ALTERNATIVA DE EMÍDIO PINTO